Fundação Padre Albino Hospital Emílio Carlos

Idosoteca do HEC recebe ação de conscientização do Junho Violeta

 Beatriz Menzani Correa     22/06/2026

O Hospital Emílio Carlos promoveu ação em alusão ao "Junho Violeta", voltada aos pacientes idosos internados na unidade. A iniciativa, realizada na Idosoteca, foi organizada pelo Comitê Instituição Amiga da Pessoa Idosa e buscou sensibilizar pacientes sobre a importância do combate à violência contra a pessoa idosa. A atividade marcou as ações institucionais em referência ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho

A equipe multiprofissional do hospital promoveu diálogo aberto sobre as diversas faces da violência que ultrapassam a agressão física, abrangendo também a negligência, o abandono e o desrespeito, além de orientar sobre a importância da denúncia e os canais disponíveis para proteção dessa parcela da população. O Serviço de Psicologia iniciou o encontro contextualizando a campanha. Na sequência, atividade de arteterapia uniu os Serviços de Fisioterapia, Psicologia e Assistência Social. Os pacientes foram convidados a participar da confecção de painel temático, pintando as letras que compuseram a mensagem da campanha.

A ação integra conjunto de estratégias desenvolvidas pela instituição em conformidade com os critérios para a busca da recertificação do Selo Pleno Instituição Amiga do Idoso, consolidando o Hospital Emílio Carlos como ambiente atento e acolhedor para essa população.

Flaviane Cristina Soares Afonso, coordenadora de Fisioterapia e uma das responsáveis pela iniciativa, reforça a relevância do trabalho. “Os idosos representam a maior parcela dos nossos pacientes. Ações como esta são fundamentais para garantir a valorização do idoso, promover a consciência sobre seus direitos e construir ambiente hospitalar cada vez mais humano e respeitoso”, afirma.

A iniciativa foi conduzida pela Coordenação de Fisioterapia, com Flaviane Cristina Soares Afonso; pelo Serviço de Psicologia, com Walison Tozatto e Giulia Di Orlando Cagnazzo; e pela Assistência Social, com Suelen Ferreira Matheus. A ação contou ainda com parceria do Serviço de Nutrição, representado por Adriana Celotto e Mariana Aimee Nadalini de Oliveira.


Compartilhe: 

...