Fundação Padre Albino Ambulatório Médico de Especialidades
Alan Gazola 09/12/2025

Para muitos, receber reconhecimento por gesto simples — e às vezes silencioso — tem impacto profundo.
Uma onda de empatia – é assim que os promotores do projeto “Doe Gentileza” avaliaram a ação desenvolvida com os colaboradores no AME Catanduva nos dias 4 e 5 de dezembro. Em sua primeira edição, o projeto transformou simples gestos de reconhecimento em momentos de forte emoção entre as equipes.
A iniciativa, idealizada pelo Centro Integrado de Humanização do AME, com apoio do Núcleo de Educação Permanente - NEP da Fundação Padre Albino, teve objetivo claro: fortalecer a política de humanização, estimular a prática da gentileza e promover ambiente de trabalho mais leve, colaborativo e acolhedor.
Durante a ação cada colaborador foi convidado a escrever mensagem de gratidão a um colega: alguém que tenha inspirado, ajudado ou feito a diferença no dia a dia. “Nome do remetente, nome do homenageado, mensagem e setor de trabalho eram os únicos requisitos — o sentimento, esse, surgia espontaneamente”, explicou Lívia Mendes, enfermeira do Serviço de Controle de Infecções do AME e integrante do projeto. As mensagens foram recolhidas, separadas e entregues diretamente aos homenageados.
O resultado surpreendeu até mesmo os organizadores. As reações foram diversas: sorrisos, abraços emocionados, olhares de surpresa e até lágrimas. Para muitos, receber o reconhecimento por um gesto simples — e às vezes silencioso — teve impacto profundo.
A gerente de Enfermagem, Jaqueline Brambila, destacou o envolvimento da equipe. “Ficamos extremamente felizes com o engajamento. Ver os colaboradores dedicando tempo para valorizar uns aos outros mostrou o quanto pequenas atitudes podem transformar o ambiente de trabalho. Essa ação superou nossas expectativas.”
Já Lívia ressaltou a força da gratidão como elo entre os setores. “A cada formulário recolhido, a gente percebia o carinho e a sinceridade das mensagens. Foi bonito ver a conexão e como a gratidão pode fortalecer relações no dia a dia. Com certeza vamos seguir ampliando essa iniciativa.”
A equipe ressalta que o projeto será trimestral. “A cada ciclo, as equipes voltarão aos setores para entregar, pessoalmente, o “Formulário da Gratidão e Gentileza”, garantindo que o reconhecimento continue fazendo parte da rotina. Mais do que uma ação pontual, o “Doe Gentileza” lembra que, dentro do ambiente de saúde, acolher também é cuidar”, garantiu a equipe.
Fotos/Divulgação
A FUNDAÇÃO
UNIDADES