Fundação Padre Albino Ambulatório Médico de Especialidades
Alan Gazola 21/11/2025

Atividade reforça requisitos para a manutenção do Selo Pleno ONA, que demonstra alto padrão de qualidade e segurança.
O AME Catanduva promoveu ação abrangente de atualização dos Mapas de Risco e de Rotas de Fuga em todos os setores da unidade, aliada ao treinamento que orientou aos colaboradores sobre sua correta interpretação e utilização. A atividade foi conduzida in loco no dia 13 de novembro, garantindo que cada equipe conhecesse os riscos específicos do próprio ambiente de trabalho.
A iniciativa foi do SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da unidade, ministrada pelo técnico em segurança do trabalho William Fernandez, com participação de 70 colaboradores de diferentes áreas. William destacou a importância do Mapa de Risco como ferramenta essencial de prevenção, ao apresentar de forma visual e acessível os perigos existentes no ambiente laboral. “O documento contribui diretamente para a conscientização dos trabalhadores e para a redução de acidentes, ao identificar riscos, seus níveis e suas possíveis fontes”. O técnico enfatizou ainda que “atualmente, o Mapa de Risco Ambiental também incorpora informações do Mapa de Rota de Fuga, reunindo em um único material orientações sobre trajetos seguros e saídas de emergência a serem utilizadas em caso de evacuação. Essa integração potencializa a eficiência das ações de segurança e favorece respostas rápidas em situações de urgência”.
Atividade reforça requisitos para a manutenção do Selo Pleno ONA, certificação concedida a instituições de saúde que demonstram alto padrão de qualidade e segurança, com foco na gestão integrada dos processos. Além disso, William explicou que a atualização dos mapas é processo rotineiro e obrigatório a cada nova gestão da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do AME. “O documento tem validade anual e deve ser revisado sempre que houver mudanças estruturais, operacionais ou a identificação de novos riscos no ambiente de trabalho, em conformidade com as diretrizes da segurança ocupacional e que refletem diretamente na qualidade do atendimento oferecido à população”.
Fotos/Divulgação
A FUNDAÇÃO
UNIDADES