Fundação Padre Albino Centro Universitário Padre Albino Medicina
Luiz Felicio Chaves 24/10/2025
No dia 23 de outubro estudantes do 5º ano do curso de Medicina da Unifipa/Fameca participaram de avaliação prática nas cinco principais áreas da formação médica: Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia e Medicina Preventiva. As atividades foram realizadas nos ambulatórios do Hospital Emílio Carlos. Conhecido como Exame Clínico Objetivamente Estruturado (Objective Structured Clinical Examination – OSCE), o método tem como objetivo proporcionar aos alunos experiências simuladas de situações reais da prática médica. O modelo internacional aplicado segue o formato de rotatividade entre as áreas, com estações que reproduzem atendimentos clínicos.
Ao todo, 105 estudantes, incluindo uma aluna do 6º ano, participaram da avaliação, organizada e coordenada pelos docentes Dr. Eduardo Marques da Silva e Dr. Murillo Antônio Couto, com apoio da coordenação do curso. Durante o exame os participantes foram avaliados por meio de check-list objetivo, que considerou conhecimentos técnicos, habilidades de comunicação e raciocínio diagnóstico. O processo contou com a participação de professores avaliadores, atores, colaboradores técnico-administrativos e estudantes. Antes do início das atividades os alunos foram recepcionados pela equipe da Unifipa para cadastramento.
O coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Jorge Luís Santos Valiatti, acompanhou o exame. A coordenação das áreas ficou sob responsabilidade dos docentes Prof. Dr. Ayder Anselmo Gomes Vivi (Cirurgia), Prof. Dr. Fernando Stucchi Devito (Clínica Médica), Profa. Dra. Luciana Sabatini (Pediatria), Prof. Dr. Alfeu Cornélio Accorsi Neto (Ginecologia e Obstetrícia) e Prof. Ms. Arlindo Schiesari Junior (Medicina da Família e Comunidade). Ao final os alunos receberam o feedback de suas avaliações.
Criado em 1975, o OSCE é reconhecido internacionalmente como um dos métodos mais eficazes e confiáveis para avaliar as competências clínicas de estudantes e residentes em Medicina.
A FUNDAÇÃO
UNIDADES