Fundação Padre Albino Ambulatório Médico de Especialidades

AME Catanduva conquista Certificado Pleno e se destaca entre os melhores do Estado de São Paulo

 Marcella Milani     06/08/2025

O Ambulatório Médico de Especialidades/AME Catanduva conquistou reconhecimento que coloca a unidade entre as melhores do Estado de São Paulo: o Certificado de Acreditado Pleno ONA, Nível II, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Com essa conquista, o AME passa a figurar entre os três AMEs, dos 63 existentes no Estado, a obter essa certificação, o que reforça a qualidade da assistência oferecida e a maturidade da instituição na gestão de seus processos feita pela Fundação Padre Albino (FPA).

Nesta quarta-feira, 6 de agosto, o AME recebeu o certificado oficial, entregue pela avaliadora do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde/IBES, enfermeira mestre Darlene Zarbinati, em cerimônia de agradecimento a todos os colaboradores que fazem parte dessa conquista. “Trabalhamos com rigor e seriedade para avaliar os processos. Entre os pontos fortes para a certificação estão o engajamento da alta liderança e das equipes; o acolhimento do paciente com espectro autista e a interação com grupo de mães; a disponibilização do cartão do paciente, pulseira e tag na ficha de atendimento; ampliação do espaço kids com brinquedos adaptados, a conscientização dos pacientes e colaboradores sobre temas que servem de alerta e contribuem no processo educativo; homenagem aos profissionais; check-list das necessidades do paciente que foram gerenciadas; renovação do parque tecnológico; projeto de incentivo à leitura e o engajamento na busca de processos cada vez melhores e qualificados, demonstrando para o paciente como ele está sendo atendido e que pode se sentir seguro”, destacou Darlene.

A nova Acreditação é resultado do avanço contínuo desde abril de 2021, quando o AME Catanduva conquistou a certificação Nível 1. Desde então, a unidade passou por avaliações de manutenção, recertificação e, recentemente, por processo rigoroso conduzido pelo IBES, entidade credenciada pela ONA. A análise incluiu auditoria documental, entrevistas com colaboradores de diversas áreas, observação de rotinas assistenciais e avaliação da cultura organizacional da unidade.

Reginaldo Lopes, presidente da Diretoria Executiva, disse que a Fundação Padre Albino se orgulha de ter profissionais tão engajados e de poder contribuir, por meio da sua gestão, com um sistema de saúde mais eficiente, humanizado e justo. E que o compromisso de evoluir sempre, colocando a qualidade da assistência e o respeito à vida em primeiro lugar permanece firme.

Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, presidente do Conselho de Curadores, afirmou que a FPA se orgulha de estar à frente da gestão do AME Catanduva. “Nosso compromisso é com a excelência, a transparência e o cuidado humanizado. Esta certificação não é um ponto de chegada, mas um novo ponto de partida rumo a patamares ainda mais elevados de qualidade e responsabilidade social”.

Para diretora de Saúde e Assistência Social, Renata Rocha Bugatti, os colaboradores são os verdadeiros responsáveis pela certificação. “Somos gratos pelo empenho e dedicação diária de cada um”, disse. "Agora é manutenção e foco na ONA Nível III. Esse resultado reflete o esforço conjunto da nossa equipe em garantir altos padrões de qualidade e segurança em todos os processos assistenciais. Agradecemos a todos os profissionais que se dedicaram a esse processo", finalizou Renata Rocha Bugatti.

“O amadurecimento institucional e o fortalecimento da cultura de segurança foram fatores determinantes para a conquista do Certificado Pleno. A transição para essa nova etapa envolveu o engajamento das equipes, implantação de melhorias assistenciais, controle de riscos e foco em resultados mensuráveis. Os processos da unidade foram padronizados, integrados e passaram a ser sistematicamente avaliados, promovendo assistência mais segura e eficaz”, pontua a gerente administrativa do AME Catanduva, Karulini Davoli Prescilio Polo.

Entre os avanços que contribuíram para o reconhecimento estão a implantação de protocolos clínicos baseados em evidências, o monitoramento constante de indicadores, como absenteísmo, satisfação do paciente e notificações de ocorrências e reestruturação de fluxos com foco no acolhimento e na humanização. Também houve modernização e padronização de processos administrativos e assistenciais, uso de ferramentas de gestão da qualidade e investimentos na cultura de segurança, com treinamentos regulares sobre identificação correta de pacientes, prevenção de quedas e administração segura de medicamentos.

            A conquista traz benefícios significativos tanto para os colaboradores quanto para os pacientes. “Para os profissionais do AME, o selo representa valorização, reconhecimento do trabalho em equipe e ambiente mais organizado, com processos claros e oportunidades contínuas de aprendizado. Já para os pacientes, o impacto é percebido na assistência mais segura, na confiança no atendimento e na experiência mais positiva, centrada no acolhimento e no cuidado humanizado”, ressalta Cíntia Paula do Nascimento, enfermeira da Qualidade do AME.

Além dos colaboradores do AME e da Fundação Padre Albino, a cerimônia de entrega da certificação contou com a presença dos conselheiros Edison Thadeu Guerzoni e Marcos Marcelo Murari, da diretora de Educação, Cristiane Procópio de Oliveira, do diretor Administrativo e Financeiro, Heliton Wagner Benetelli, do gerente médico do AME, Dr. Rogério Lima Duarte, e da gerente de enfermagem do AME, Jaqueline Brambila Juvenazzo.

O evento contou com a participação do CORAME, o coral do AME Catanduva, composto por colaboradores.


Compartilhe: 

...