Fundação Padre Albino Colégio Catanduva
Luiz Felicio Chaves 31/03/2025
No último dia 26 de março, o Colégio Catanduva realizou a primeira edição do ano do programa "Educar para Crescer: Colégio e família conectados para a vida", com a palestra "Equilibrando amor e responsabilidade: A importância dos direitos e deveres dos pais", ministrada pela neuropsicopedagoga Paula Massabni Ricardo. A palestra teve como público-alvo pais e familiares de alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
O programa foi idealizado para fortalecer o vínculo entre família e escola, proporcionar acolhimento, troca de experiências e orientação profissional sobre o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes. Durante esse primeiro encontro foram discutidos temas essenciais, como a participação dos pais na rotina dos filhos, o acompanhamento das redes sociais, as interações sociais e a importância da integração em atividades familiares.
Os participantes foram recepcionados com momento de acolhimento, acompanhado de lanche especial e pequenos brindes simbólicos. A abertura foi conduzida pela diretora pedagógica Fabiana Fiorim Checconi, que fez reflexão baseada no texto "Milho de Pipoca", de Rubem Alves. A diretora traçou analogia entre o milho de pipoca e o desenvolvimento infantil, destacando a importância do apoio e da orientação parental para o crescimento das crianças. Os pais foram convidados a refletir sobre seu papel nesse processo, utilizando pequeno recipiente contendo milho e pipoca como símbolo da transformação que ocorre com o suporte adequado.
Em seguida, a neuropsicopedagoga Paula Massabni Ricardo ministrou sua palestra, destacando os deveres e direitos dos pais na educação dos filhos. Foram discutidos aspectos fundamentais sobre limites, participação ativa na vida escolar e o impacto das relações familiares no desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças e adolescentes. O evento também contou com a presença da supervisora pedagógica Thayla Mayra Silva Pereira.
O programa "Educar para Crescer" continuará ao longo do ano, promovendo novas edições com temáticas voltadas ao desenvolvimento infanto-juvenil.
A FUNDAÇÃO
UNIDADES