Hospital Emílio Carlos Hospital Padre Albino

HPA e HEC atualizam protocolos do setor de Fisioterapia

Alan Gazola     16/08/2024

Treinamento reforçou Protocolo de Mobilização Precoce para Pacientes Críticos.

Os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos realizaram treinamentos de atualização sobre o Protocolo de Mobilização Precoce voltado a pacientes críticos internados e que podem reduzir o tempo da ventilação mecânica (VM) auxiliando na recuperação funcional. As coordenadoras do Serviço de Fisioterapia, Izabela Cristina Martins (HPA) e Bruna Gabriela de Oliveira (HEC), responsáveis pela implementação e gerenciamento deste protocolo, promoveram os encontros entre os dias 30 de julho e 14 de agosto com o objetivo de reforçar a capacitação da equipe.

Keity Emiliene Guim, coordenadora do Serviço de Reabilitação da Fundação Padre Albino, destacou a importância do profissional fisioterapeuta no gerenciamento deste protocolo, que utiliza ferramentas de avaliação específicas para direcionar e individualizar as condutas terapêuticas. Segundo Keity, “a atualização visa otimizar a funcionalidade dos processos, promovendo a melhora da força muscular do paciente e, como resultado, reduz as complicações e o tempo de internação”.

Nos treinamentos foi reforçado para a equipe que a implementação de protocolo de mobilização precoce bem estabelecido na equipe é essencial para garantir o planejamento terapêutico eficaz e seguro, assegurando a padronização e eficiência dos processos no hospital. "É de suma importância manter a equipe atualizada, trazendo à nossa rotina inovação e técnicas baseadas em evidências", afirma a coordenadora.

O Serviço de Fisioterapia dos hospitais da FPA é especializado no cuidado aos pacientes internados na Unidades de Terapia Intensiva, leitos de internação e tratamentos direcionados. Conforme dados do Relatório de Atividades 2023 da instituição somente no ano passado HPA e HEC somaram mais de 150 mil sessões.

Fotos/Divulgação