Fundação Padre Albino

Grupo de Apoio ao Trabalhador da FPA promove roda de conversa com colaboradores

Beatriz Menzani Correa     17/06/2024

O Grupo de Apoio ao Trabalhador (GAT) da Fundação Padre Albino promoveu rodas de conversa com colaboradores da equipe de Enfermagem do Setor de Cuidados Paliativos, visando tanto a orientação técnica quanto o acolhimento emocional.

Os primeiros encontros foram conduzidos pelas médicas paliativistas Dra. Mariana Ramires e Dra. Beatriz Thimoteo. Durante essas sessões, os profissionais de enfermagem receberam orientações sobre os conceitos técnicos e práticas do setor de cuidados paliativos. As médicas abordaram temas, como controle da dor, manejo de sintomas, comunicação com pacientes e familiares e os princípios éticos envolvidos no cuidado paliativo. Essa fase do programa teve como objetivo atualizar e aprimorar o conhecimento técnico da equipe.

Em seguida, as rodas de conversa foram lideradas por Daniela Nery, psicóloga do GAT. O foco dessas sessões foi acolher as demandas emocionais dos colaboradores. “Trabalhar em cuidados paliativos exige não apenas habilidades técnicas, mas também grande capacidade de lidar com o sofrimento e a morte, o que pode ser emocionalmente desgastante”, afirmou Daniela, que pensou no espaço seguro para que os colaboradores pudessem expressar suas dificuldades, medos e angústias.

Além da participação ativa da equipe, os colaboradores esclareceram dúvidas técnicas e compartilharam suas experiências e desafios diários. “Esse intercâmbio de informações e apoio mútuo foi fundamental para fortalecer a coesão do grupo e melhorar a qualidade do atendimento prestado no setor de cuidados paliativos”, finalizou a psicóloga.

Fotos: Divulgação/FPA