Hospital Padre Albino

Ação conscientiza sobre a violência contra profissionais da saúde

Mauro Assi     07/06/2024

No final de maio, nos três turnos, foi realizada, no Hospital Padre Albino, ação de conscientização sobre a violência contra profissionais da saúde, visando debater aspectos importantes como, por exemplo, diferenciar os tipos de violência verbal, violência física e violência psicológica e os impactos na vida de quem comete e sofre essa ação. Ela envolveu pacientes, acompanhantes e colaboradores de todos os setores.

Deniz Simiel, coordenador do Treinamento e Desenvolvimento, informou que os acompanhantes dos pacientes internados foram encaminhados aos saguões principais dos setores de internação do hospital, sendo incluídas também as recepções da Unidade de Urgência e Emergência e do Pronto Atendimento. “Eles receberam informações, a fim de conscientizar a população sobre os impactos negativos que a violência causa e seus danos à saúde”, ressaltou.

"Agressões, ofensas e demais formas de violência configuram crimes previstos no Código Penal. Tomaremos todas as medidas legais cabíveis para garantir que nossos colaboradores sejam tratados com respeito por aqueles que utilizam nossos serviços”, acrescentou Deniz.

Para a enfermeira responsável técnica pelo Hospital Padre Albino, Regina Pardim, o treinamento foi essencial. “A equipe de enfermagem e todos os serviços puderam sentir o quanto a instituição está apoiando os colaboradores. Percorremos todos os setores e saber que a instituição cuida de quem cuida é muito gratificante”, disse Regina.

Da ação participaram cerca de 412 colaboradores das áreas de enfermagem, medicina, fisioterapia, recepção, portaria, nutrição, hotelaria, entre outras.