Hospital Padre Albino

Equipe da FPA visita Santa Casa de Marília para troca de experiências em gestão hospitalar

Alan Gazola     07/06/2024

A Fundação Padre Albino esteve em comitiva visitando a Santa Casa de Marília no início da semana. O objetivo foi conhecer o trabalho desenvolvido pela unidade mariliense com a plataforma ‘Valor em Saúde/DRG Brasil’, desenvolvida para fazer gestão de saúde baseada em valores para melhorar a qualidade assistencial e evitar desperdícios dentro do ambiente hospitalar.

Os enfermeiros auditores Jefferson Rodrigo Urbano Alves, Maitana Suelen Canassa Toledo e Ana Cláudia Franzin Netto, juntamente da coordenadora de Faturamento dos hospitais da FPA, Maria Ap. Veronesi Bigoni, puderam compartilhar experiências com a plataforma, já em uso pelas unidades há cerca de um ano. “A Fundação aderiu à plataforma em seus hospitais em maio do ano passado, o que vem gerando resultados satisfatórios na gestão dos desperdícios. Nossa intenção foi trocar experiências quanto ao uso do modelo e as formas que cada unidade, no caso o da Santa Casa de Marília, são conduzidas nos setores de assistência”, explicou a enfermeira auditora Maitana Toledo.

A comitiva foi recepcionada pela médica coordenadora do DRG/Brasil daquela Santa Casa e diretora técnica, Dra. Ismênia Torres, e as enfermeiras Franciele Marini e Gabriela Teruel, que apresentaram o trabalho desenvolvido com a plataforma, destacando o acompanhamento integral dos pacientes desde a internação até o pós-alta. "É através do registro e da análise de prontuários que são coletados os principais dados clínicos durante o período de internação", explicou Ismênia. Segundo a coordenadora, esses encontros são fundamentais para o aprimoramento profissional e das equipes. "Foram momentos de imersão e reflexão importantes, que nos dão a certeza de estarmos no caminho certo na entrega de valor".

Esquerda para a direita: Maitana Suelen Canassa, Maria Aparecida Veronesi Bigoni, Franciele Marini, Ismênia Torres, Jefferson Rodrigo Urbano Alves, Ana Cláudia Franzin Netto e Gabriela Teruel. (Foto/Divulgação)