Centro Universitário Padre Albino

Curso de Educação Física Unifipa promove a 5ª Corrida de Orientação

Alan Gazola     07/06/2024

Foto/Freepik

Os adeptos de esportes ao ar livre poderão participar da Corrida de Orientação Sprint, modalidade desportiva que o curso de Educação Física da Unifipa, em parceria com a Prefeitura de Catanduva, promove no próximo dia 16 de junho, às 9h, no Conjunto Esportivo ‘Anuar Pachá’, no Parque Iracema.

Surgida na Suécia e trazida para o Brasil por militares, a Corrida de Orientação é modalidade desportiva que usa a própria natureza como campo de jogo, onde o praticante tem que passar por pontos de controle (PCs) marcados no terreno, no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola.

Aberto para o público masculino e feminino, o evento terá categorias juvenil, adulto, master, sênior e veteranos, que podem ser em duplas ou sozinhos. Segundo o Prof. Me. Fernando Varoto, organizador da corrida, não há caminhos determinados e os orientistas, como são conhecidos os participantes, ignoram o percurso antes de começar a competição. “Cada indivíduo ou grupo de competidores navega independentemente dos outros. Por isso é essencial saber ler bem o mapa e usar a bússola, com o objetivo de identificar onde estão os obstáculos e traçar as melhores rotas, enquanto corre em terreno natural”.

Para as inscrições são necessárias a doação de um litro de leite, que deve ser levado no dia do evento, e o preenchimento da ficha online pelo link: bit.ly/5CorridaOrientacaoUnifipa

O evento tem os apoios do Cocat – Clube de Orientação de Catanduva, e Foco Radical – Fotografia Esportiva.