Fundação Padre Albino

Unidades da FPA recebem intervenções lúdicas para reforçar a higiene das mãos

Alan Gazola     10/05/2024

Ação, em parceria com o Sesc Catanduva, integra a campanha pelo Dia Mundial de Higienização das Mãos.

Na busca por formas criativas para promover a saúde e a segurança dos colaboradores e pacientes, as unidades de saúde da Fundação Padre Albino receberam a intervenção especial sobre a importância da higienização das mãos, lembrada no dia 5 de maio em todo o mundo.

A convite do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da FPA, a Cia. Canta Circo e Teatro de São Caetano do Sul/SP, em parceria com o Sesc Catanduva, levou aos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, AME Catanduva e Recanto Monsenhor Albino abordagem lúdica utilizando-se de instrumentos musicais e paródias, apresentando os cinco passos essenciais para a correta lavagem das mãos, seguindo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

João Rocha, diretor da companhia, compartilhou sua visão sobre as intervenções: "Nosso objetivo foi ir além da mera informação. Queríamos envolver e engajar os profissionais de saúde de maneira divertida e que ficasse na memória. As paródias de músicas conhecidas e os instrumentos musicais foram nossas ferramentas para transmitir a mensagem de forma eficaz e acessível a todos. Também houve jogo de perguntas e respostas relacionadas ao tema para testar participantes onde todos se saíram muito bem”, frisou o diretor.

Em cada setor visitado o público recebia com entusiasmo a trupe. “Essa apresentação cativou a todos do começo ao fim, trazendo a mensagem tão importante que é o hábito de lavar as mãos”, disse Silvia Moreno, gerente administrativa do Recanto. “Que iniciativas como essa continuem a inspirar e beneficiar comunidades ao redor do mundo, fortalecendo os laços entre arte, saúde e educação”, falou a enfermeira do AME, Rayani Tavares.

Ao final das apresentações os colaboradores receberam kit personalizado do Dia Mundial de Lavagem das Mãos, contendo um boton comemorativo e um frasco de álcool gel antisséptico 70%.

Fotos/Divulgação.