Fundação Padre Albino Museu Padre Albino
Marcella Milani 29/04/2019
Visita ao Museu Padre Albino marcou o encerramento da primeira atividade do projeto “Paisagens postais: Encontro com a cidade”, do Turismo Social do SESC Catanduva, iniciado neste domingo, 28 de abril, às 9h30. Gratuito, o passeio aos pontos históricos e culturais da cidade começou no SESC, passando pela Pinacoteca Municipal João Nasser, Estação Cultura Deca Ruette, Igreja Matriz de São Domingos e por fim o Museu Padre Albino, todos com visita guiada.
Na Pinacoteca e Estação Cultura, os 26 participantes do passeio foram recebidos por personagens a caráter, que explicaram a história e mostraram as instalações dos dois órgãos públicos. Na Igreja Matriz, o pároco Pe. Sylvio Fernando Ferreira recebeu o grupo e contou sobre a construção da igreja e as telas de Benedito Calixto.
O final do passeio, no Museu Padre Albino, reservou uma surpresa. Depois de receberem explicações da funcionária Maria Eduarda de Magalhães, com base nas telas da Pinacoteca e visitarem as instalações, os participantes foram conduzidos à área externa onde o ator Carlinhos Rodrigues, personificado de Padre Albino, personagem que interpretou na peça “Padre Albino: legado para uma cidade”, interagiu com eles. Presente nessa visita, o presidente da Diretoria Administrativa da Fundação, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, agradeceu e parabenizou o SESC pela iniciativa, ressaltando a importância de atividades como essa, que buscam preservar a história.
O roteiro foi percorrido em ônibus padrão turismo e contou com a participação das atrizes Drika Vieira e Kéka Faria e do ator Carlos Caetano, da Cia da Casa Amarela, também integrantes do elenco da peça sobre Padre Albino, que interagiram com os participantes durante todo o trajeto. “A realização dessa atividade tem como objetivo contar um pouco da história da cidade e interagir com a paisagem e com a arte na apreciação estética do patrimônio histórico”, disse o técnico da programação do SESC Catanduva, Antonio Carlos Bucater Bitram.
As pessoas interessadas em participar das futuras atividades do projeto devem obter informações na Central de Atendimento do SESC Catanduva.
A FUNDAÇÃO
UNIDADES