Hospital de Câncer de Catanduva

Garoto portador de doença rara participa de corrida pró HCC

Mauro Assi     12/02/2019

A 4ª Corrida Mr. Jhubi do Bem, pró Hospital de Câncer de Catanduva (HCC), realizada no último dia 09 de fevereiro, teve a participação de um atleta muito especial. O pequeno Lucas Minieri Lúcio dos Santos, 12 anos, portador da Síndrome de Beckwith-Wiedemann, participou, com Evandro e Renato Marton, do percurso de cinco quilômetros da prova. Os dois atletas se revezaram empurrando a cadeira de rodas adaptada para participar de corridas de rua. Lucas terminou a prova em 52º lugar, com o tempo de 28’30’’.

A mãe, Poliana Silvestre, contou que descobriu a síndrome do filho no quarto mês de gestação e no sétimo mês, ainda no útero, o garoto teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) intrauterino, que paralisou todo lado direito dele. “Eu não imaginava que ele, com tantos problemas, um dia participaria de uma corrida. Quando eu o vejo participando dessas corridas, sinto como se ele estivesse nascendo de novo; só que agora sem tantos problemas”, contou emocionada.

Poliana tem um projeto em parceria com a Life Sports, empresa que organizou a Corrida Mr. Jhubi do Bem, que se chama Pernas do Bem, inspirado no Projeto Pernas Solidárias. “É um projeto social de inclusão de crianças com alguma deficiência. A nossa intenção é estimular a participação deles nas corridas de rua. Conseguimos esta primeira cadeira com a venda de uma rifa, mas queremos angariar mais cadeiras como esta para possibilitarmos a participação de outras crianças”, explicou.