Fundação Padre Albino Hospital Emílio Carlos

HEC inicia circuito de sensibilização

Raphael     19/07/2018

Nesta terça-feira, 17, o Hospital Emílio Carlos iniciou o Circuito de Sensibilização para o Envelhecimento no Complexo Esportivo da UNIFIPA. O circuito conta com cinco estações que demonstram como os sentidos mudam com o passar dos anos, alterando a visão, olfato, tato, locomoção e audição.

Os profissionais do NEP (Núcleo de Educação Permanente), do Comitê do Selo do Idoso do HEC e do GAT (Grupo de Apoio ao Trabalhador) da Fundação Padre Albino estão coordenando as atividades “para que os colaboradores possam ‘sentir na pele’ as dificuldades da pessoa idosa e se sensibilizar. Essa é uma forma real para qualificar o atendimento que os pacientes recebem dentro do hospital”, afirmou o administrador do HEC, Benedito Carlos Rodrigues.

Nas estações, os colaboradores utilizam óculos e fone de ouvido que simulam as dificuldades de visão e audição da pessoa idosa; após, passam por uma caminhada de obstáculos tendo que utilizar um andador e peso nas pernas; na estação seguinte fazem degustação de alimento sem gosto e cheiro para simular a perda do paladar e do olfato, na quarta estação são colocadas luvas para demonstrar a dificuldade na hora da escrita e na quinta e última estação os colaboradores são orientados sobre o trato com essa categoria de pacientes que representa mais de 55% dos atendimentos do HEC.

O Circuito acontece até o dia 20 de julho (das 08h às 11h; das 13h às 16h; das 19h às 21h) e de 23 e 25 de julho (das 08h às 11h; das 13h às 16h).