Fundação Padre Albino Hospital Emílio Carlos

Nova Ala Azul do Hospital Emílio Carlos é entregue totalmente reformada

 Eric Ribeiro     13/02/2026

A reforma recebeu investimento superior a R$ 2 milhões

Os Voluntários do Bem e a AEC – Associação de Assistência ao Hospital Emílio Carlos celebraram, nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, a entrega da nova Ala Azul do HEC, agora totalmente reformada e pronta para atender pacientes do Sistema Único de Saúde/SUS. O espaço passa a ter o nome do saudoso voluntário e benfeitor Sylvio Antonio Bueno Netto, em reconhecimento à sua contribuição histórica à instituição. O novo setor de internação passou por renovação completa e amplia a qualidade da assistência oferecida à população. Ao todo foram revitalizados 17 quartos, que somam 32 leitos de enfermaria 100% SUS, incluindo um leito de isolamento, garantindo mais segurança e controle de infecções. Além dos quartos, a modernização contemplou 21 sanitários e diversas áreas de suporte fundamentais para o funcionamento da ala, como Posto de Enfermagem, Sala de Prescrição, Sala de Curativos, Copa, Rouparia e depósitos de material de limpeza e pequenos equipamentos.

Durante a cerimônia, Renata Rocha Bugatti, diretora de Saúde e Assistência Social da Fundação Padre Albino, destacou a importância da união entre pessoas e entidades que acreditam que a saúde é um direito de todos. “A união, principalmente quando é pensada em prol da saúde, transforma realidades e fortalece o cuidado com quem mais precisa. Deixo nosso mais sincero agradecimento à Associação de Assistência ao Hospital Emílio Carlos, cuja atuação incansável já possibilitou a reforma de diversas alas do hospital, transformando ambientes e qualificando ainda mais a assistência prestada. A história dessa associação se confunde com a própria história de crescimento do hospital. Agradeço também aos Voluntários do Bem, que carregam no nome e nas atitudes a essência do que fazem: doam seu tempo de forma generosa, silenciosa e constante. A dedicação de vocês é inspiradora e faz diferença real no dia a dia do hospital”, afirmou.

Ainda na solenidade, Luciana Vargas, presidente do Grupo Voluntários do Bem, reforçou a importância da parceria e do compromisso coletivo com a saúde pública. “Hoje é um dia de muita alegria para nós. Os Voluntários do Bem, em parceria com a AEC, realizam mais esta benfeitoria dentro do Hospital Emílio Carlos, um hospital que atende não apenas a população de Catanduva, mas toda a região, especialmente pessoas que não têm condições de arcar com tratamento particular. O nosso intuito é justamente esse: trazer dignidade e atendimento cada vez mais humanizado para todos que precisam. Neste ano em que completamos 10 anos de Voluntários do Bem, poder estar aqui, ao lado da Fundação, fazendo essa entrega, torna este momento ainda mais especial”, enfatizou.

O presidente da AEC, Rafael Gimenes, destacou que a Ala Azul é a quinta unidade reformada pela associação e ressaltou a homenagem prestada ao saudoso Sylvio Antonio Bueno Netto, figura histórica da instituição, que agora dá nome ao novo espaço. “Esta ala não poderia deixar de homenagear o nosso querido Sylvinho, que recentemente nos deixou. Foi ele quem esteve na base de tudo isso, contribuindo de forma decisiva para que essas transformações acontecessem. Agradeço a cada pessoa que confia na AEC e contribuiu de maneira generosa para que projetos como este se tornem realidade. Sem buscar nada em troca, vocês ajudam a levar dignidade e conforto às pessoas que serão atendidas aqui”, declarou.

Um dos fundadores da AEC, José Carlos Buch, em sua fala destacou o grande trabalho feito pela associação e agradeceu a cada um dos membros que fizeram e ainda fazem parte. “Desde de 2013 Deus nos escolheu para servir. Por nossa equipe passaram grandes pessoas, das quais umas não estão mais entre nós: Antônio Ruette, Marcelo Gimenes e Sylvio Bueno Neto. Mas nos deixaram seu legado de dinamismo, ensinamentos e equilíbrio. Para nós, o maior reconhecimento é vermos a população que precisam do atendimento SUS sendo atendidas com qualidade e conforto enquanto internados”. Buch ainda aproveitou para anunciar à nova diretoria da AEC, desejando que os projetos futuros tenham a mesma garra e força de voluntariado deixados pelos antigos membros.

Ao final do evento, o presidente do Conselho de Administração da Fundação Padre Albino, Luciano Sanches Fernandes, ressaltou a relevância do trabalho desenvolvido pelas entidades parceiras para o cumprimento da missão institucional da FPA. “O que está sendo feito é de suma importância para que o propósito seja efetivamente cumprido. O trabalho dos voluntários é fundamental nesse processo, pois dependemos desse apoio para que o cuidado seja ainda mais potencializado e alcance quem mais precisa”, afirmou.

Ao mencionar a despedida de integrantes pioneiros da AEC, Luciano também fez um convite para que novos membros se engajem na causa. “É natural que ciclos se encerrem, mas é essencial que novas pessoas assumam esse compromisso com a mesma garra e espírito de solidariedade para que possamos dar continuidade a esse trabalho tão significativo para o Hospital Emílio Carlos e para a comunidade”, completou.

Com estrutura renovada e espaços revitalizados, a Nova Ala Azul volta a integrar a rede assistencial do HEC em melhores condições operacionais, contribuindo para a eficiência dos serviços e para a qualificação do atendimento prestado, especialmente à população mais vulnerável.

Foto: Divulgação FPA


Compartilhe: 

...