Fundação Padre Albino Hospital Emílio Carlos Hospital Padre Albino

HPA e HEC conquistam Selo Brasil Saúde 2025 e colocam Catanduva em destaque nacional

 Alan Gazola     18/12/2025

Dos três hospitais da região noroeste a receberem o Selo nesta edição, dois são da Fundação Padre Albino.

Os hospitais Padre Albino (HPA) e Emílio Carlos (HEC) conquistaram o nível Prata do Selo Brasil Saúde – ciclo 2025, certificação nacional que reconhece instituições de saúde que reforçam o compromisso com a responsabilidade socioambiental e a promoção de práticas mais sustentáveis na área da saúde.

A conquista é resultado do trabalho desenvolvido ao longo de três meses, iniciado em julho deste ano, quando as unidades passaram a integrar o Projeto Guardião Azul, voltado à ecoeficiência em ambientes hospitalares. “Durante esse período, desenvolvemos atividades internas alinhadas aos critérios exigidos pela certificadora. Criamos ações adequadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), alinhadas às diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU), que envolvem desde educação ambiental, gerenciamento consciente, práticas voltadas à sustentabilidade e promoção de reflexões sobre os mais diversos temas sociais envolvendo colaboradores e pacientes”, explica a gerente de Hotelaria da Fundação Padre Albino e presidente da Comissão de Sustentabilidade, Fabiana Soares Pacheco.

Na classificação final do Selo Brasil Saúde, dos três Selos Prata de nível nacional concedidos às unidades participantes, dois foram para os hospitais da Fundação Padre Albino. Na região, apenas HEC e HPA conquistaram o nível prata, e o nível bronze ficou para Unimed Araçatuba.

Para Fabiana, a certificação reforça práticas já adotadas. “A conquista do Selo Brasil Saúde valoriza o que já executamos em nossas unidades dentro das propostas de ESG (Ambiental, Social e Governança) da Fundação Padre Albino”. A presidente da comissão destaca ainda que o resultado é fruto de esforço coletivo. “Essa certificação reflete uma conquista construída a muitas mãos. Mostra que cuidar da saúde vai além do atendimento clínico, envolvendo também a promoção do bem-estar e da capacidade de formarmos pessoas mais conscientes no meio onde estamos inseridos.”

A Comissão de Sustentabilidade, formada ainda por Rodrigo Manzoni, engenheiro de Segurança do Trabalho, vice-presidente e demais membros, teve papel fundamental na coordenação das ações e no engajamento das equipes.

O Selo Prata, concedido oficialmente às duas unidades, reconhece o “excepcional desempenho, dedicação e conquistas notáveis” dos hospitais, destacando-os como exemplos a serem seguidos na área da saúde ambiental, conforme descrito nos certificados emitidos pela instituição certificadora.

Foto: Comunicação FPA


Compartilhe: 

...