Fundação Padre Albino Centro Universitário Padre Albino

Egressa da Universidade de Aveiro, de Portugal, participa de projetos de pesquisa na UNIFIPA

 Luiz Felicio Chaves     16/12/2025

O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA recebeu, no mês de dezembro, a mestre em Microbiologia e egressa do curso de Biologia da Universidade de Aveiro, em Portugal, Diana Mendonça, para intercâmbio científico na área de pesquisa. A participação da pesquisadora no Brasil é resultado da recente parceria firmada entre a Universidade de Aveiro e a UNIFIPA que, por meio de acordo institucional, visa facilitar a mobilidade acadêmica e o desenvolvimento de pesquisas conjuntas entre as instituições.

Durante o período de intercâmbio, Diana foi acolhida pelo Centro de Pesquisa Experimental e Clínica/CEPEC da UNIFIPA, onde acompanhou a rotina de diferentes laboratórios e integrou atividades vinculadas a projetos de pesquisa de pós-graduação. Segundo a pesquisadora, grande parte de suas atividades ocorreu na Unidade Didática e de Pesquisas Experimentais/UDPE - Biotério, com foco no manejo de animais utilizados em pesquisa e na observação de técnicas aplicadas nesses modelos experimentais. Atualmente, Diana está em fase de preparação para o doutorado e informou que pretende dar continuidade à linha de pesquisa desenvolvida durante o mestrado, com ênfase no estudo e no desenvolvimento de terapias baseadas em plantas medicinais.

Além das atividades acadêmicas ela destacou a receptividade como um dos aspectos marcantes da experiência no Brasil. “Definitivamente o que mais me chamou a atenção foi o carinho das pessoas e a maneira como me receberam aqui. A disponibilidade para ensinar as suas rotinas, falar sobre os seus projetos e, mesmo fora da parte científica, toda a amabilidade com que me receberam foi, sem dúvida, o que mais me marcou”, afirmou.

A pesquisadora também deixou mensagem aos estudantes da UNIFIPA interessados em programas de intercâmbio. “Para os alunos que têm interesse em fazer intercâmbio, digo para não terem medo de sair da zona de conforto. Encontramos sempre uma rede de apoio, conhecemos pessoas novas e vivemos experiências que ficam marcadas na memória, aprendendo muito, tanto na parte científica como humana. E, além disso, agora com a parceria UA-UNIFIPA, também o incentivo a tentarem um intercâmbio em Portugal”, concluiu.

A presença de estudantes estrangeiros na UNIFIPA integra as ações da política institucional de internacionalização da universidade, que tem como objetivo fortalecer a cooperação científica internacional e ampliar a formação acadêmica dos futuros profissionais da área da saúde.

 


Compartilhe: 

...