Fundação Padre Albino Hospital Padre Albino

HPA realiza duas captações múltiplas de órgãos que podem beneficiar 14 pessoas

 Alan Gazola     16/12/2025

Número de captações este ano proporcionaram nova oportunidade de vida para 63 pacientes da fila de transplantes.

O Hospital Padre Albino, por meio da Comissão IntraHospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), realizou duas captações múltiplas de órgãos que poderão beneficiar ao menos 14 pessoas que aguardavam na fila de transplantes.

A primeira captação ocorreu no dia 13 de dezembro, a partir de doador do sexo masculino, de 49 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que teve sua morte confirmada após a realização dos protocolos exigidos. Os familiares receberam todas as informações e tiveram suas dúvidas esclarecidas pela equipe da CIHDOTT e autorizaram a doação. Foram captados fígado, rins, coração, válvulas cardíacas e córneas, órgãos e tecidos que poderão beneficiar pelo menos sete pacientes.

A segunda captação múltipla aconteceu no dia 15, envolvendo doadora do sexo feminino, de 45 anos, vítima de hemorragia intracerebral. Assim como no primeiro caso, a morte encefálica foi diagnosticada após rigorosa avaliação clínica, seguindo todos os protocolos médicos. Com autorização da família foram captados fígado, rins, coração, válvulas cardíacas e córneas, possibilitando também beneficiar ao menos sete pessoas que aguardavam em lista de transplantes.

Ambas as captações tiveram a atuação integrada das equipes médicas e multiprofissionais do Hospital Padre Albino, em parceria com as equipes especializadas do Hospital de Base de São José do Rio Preto, referência estadual em transplantes.

Com as duas novas doações, os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, da Fundação Padre Albino, totalizam 13 captações de órgãos efetivadas em 2025, que proporcionaram a possibilidade de nova vida e retirando até 63 pacientes da fila de transplantes.
Para o enfermeiro Carlos Mancini Gomes, da CIHDOTT dos hospitais da FPA, cada doação representa gesto de amor ao próximo. “Ser doador de órgãos é ato de solidariedade que pode transformar dor em esperança. É fundamental que as pessoas conversem com suas famílias e deixem claro esse desejo, pois a decisão final sempre cabe aos familiares. Também é importante reconhecer o empenho de toda a equipe multiprofissional, que trabalha com responsabilidade, respeito e humanidade, fazendo com que nossos hospitais sejam destaque no Estado pelo número de captações efetivadas”, destacou.

Destaque - O desempenho da Fundação Padre Albino na área de doação de órgãos vem sendo reconhecido em nível estadual. Em setembro, HPA e HEC receberam duas importantes premiações durante o IV ECESP - Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Estado de São Paulo: “Destaque em taxas de notificação de órgãos 2025 no Hospital Padre Albino” e “Reconhecimento pelo compromisso com a doação de órgãos 2025” ao Hospital Emílio Carlos.

Fotos/Divulgação


Compartilhe: 

...