Fundação Padre Albino Ambulatório Médico de Especialidades
Alan Gazola 27/11/2025

A exposição a material biológico continua sendo um dos principais riscos enfrentados por profissionais da saúde, especialmente em procedimentos de urgência, como coleta de sangue, administração de medicamentos e manuseio de perfurocortantes. Para reforçar as medidas de prevenção, colaboradores da equipe de enfermagem e demais setores do AME Catanduva participaram, nos dias 25 e 26 de novembro, de capacitação promovida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) em parceria com o SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da Fundação Padre Albino.
Conduzida pelo técnico em Segurança do Trabalho, William Fernandez, a capacitação abordou temas essenciais da rotina assistencial, como o uso correto de EPIs, identificação de riscos, formas de contágio, descarte adequado de materiais e manuseio seguro de resíduos. Também foram reforçadas normas de segurança, entre elas a proibição de adornos — como brincos, anéis e celulares — em áreas críticas, o protocolo de higienização das mãos e as regras para consumo de alimentos e uso de jalecos dentro das unidades.
“A biossegurança garante a proteção da saúde de profissionais que trabalham com agentes biológicos, químicos e radioativos. Nosso objetivo é prevenir, controlar e eliminar riscos que possam provocar acidentes, doenças ou infecções nesses ambientes”, destacou Fernandez, reforçando a importância da atenção constante às boas práticas.
Ao todo, 59 colaboradores participaram da formação, que integra o calendário de ações preventivas coordenadas pelos setores de Qualidade e Sesmt da unidade.
Fotos/IA/Divulgação
A FUNDAÇÃO
UNIDADES