Fundação Padre Albino Centro Universitário Padre Albino Administração Biomedicina Direito Educação Física - Bacharelado Educação Física - Licenciatura Enfermagem Engenharia Agronômica Farmácia Fonoaudiologia Medicina Pedagogia Psicologia Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Luiz Felicio Chaves 18/11/2025
O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA sediou, no dia 17 de novembro, o encontro da Rede 2 de Cooperação do Semesp, uma das 25 redes mantidas pela entidade, sendo 14 institucionais e 11 temáticas que reúnem mais de 155 Instituições de Ensino Superior (IES) em todo o país. Segundo a diretora de Educação da Fundação Padre Albino e vice-reitora da UNIFIPA, Cristiane Procópio de Oliveira, o objetivo das redes é promover ações colaborativas capazes de ampliar a eficiência e fortalecer o ensino superior privado brasileiro. Participaram da reunião representantes do Unisalesiano, de Araçatuba; da Unifev, de Votuporanga; e da UniPinhal, de Espírito Santo do Pinhal.
O encontro teve como foco a consolidação de alianças estratégicas entre as instituições participantes, estimulando a troca de experiências e a construção conjunta de iniciativas voltadas às esferas acadêmica e administrativa. Entre os temas abordados destacaram-se a definição de metas comuns e a organização de eixos estratégicos de atuação nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, apresentados pelas pró-reitoras da UNIFIPA, Profa. Dra. Andréia Haro Moreno e Profa. Dra. Ana Paula Girol. As representantes também compartilharam práticas recentes da instituição, incluindo a participação em evento internacional na China, entre 22 e 28 de outubro de 2025. Na ocasião, a comitiva apresentou trabalhos científicos e avançou em propostas de cooperação com instituições estrangeiras.
Outro destaque do encontro foi a apresentação do coordenador do curso de Biomedicina da UNIFIPA, Prof. Dr. Daniel Henrique Gonçalves, do case “OSCE (Objective Structured Clinical Examination) em Biomedicina UNIFIPA: A prática inovadora na formação profissional com pacientes digitais”, vice-campeão no Prêmio Inovativos 2025, que tem a chancela da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na sequência, o setor de Comunicação & Marketing da Fundação apresentou os cases de sucesso da UNIFIPA ao longo do ano e abriu discussão sobre diferenciais institucionais que podem ser promovidos de forma colaborativa entre as IES.
O reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenez, avaliou o encontro de forma positiva e ressaltou a importância da cooperação entre instituições privadas de ensino superior. Para ele, a troca de informações e experiências contribui diretamente para o aprimoramento das práticas de gestão e para o fortalecimento do desenvolvimento acadêmico. “Esses diálogos elevam o grau de profissionalismo e promovem avanços conjuntos”, destacou.
A FUNDAÇÃO
UNIDADES