Fundação Padre Albino Colégio Catanduva Recanto Monsenhor Albino Hospital de Câncer de Catanduva Hospital Emílio Carlos Hospital Padre Albino Centro Universitário Padre Albino

Fundação Padre Albino recebe Colar de Honra ao Mérito Legislativo na Assembleia de São Paulo

 Marcella Milani     17/11/2025

Na noite desta segunda-feira, 17 de novembro, a Fundação Padre Albino (FPA) recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A homenagem foi proposta pela deputada estadual Beth Sahão (PT) em reconhecimento à trajetória centenária da instituição, que em 2026 completará 100 anos de história e serviços prestados à população.

 

A cerimônia solene foi realizada no Plenário Juscelino Kubitschek, em São Paulo, e contou com a presença da direção e colaboradores da Fundação Padre Albino; de Eleuses Paiva, secretário de Estado da Saúde; Edson Rogatti, diretor presidente da Fehosp; Beto Cacciari Filho, prefeito de Urupês; Claudemir José Grava/Mizinho, prefeito de Catiguá; e Silvio Sartorello, prefeito de Tabapuã; além de autoridades, lideranças sindicais e representantes de entidades sociais e assistenciais da região.  O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enviou mensagem de vídeo.

 

Em seu discurso, a deputada Beth Sahão destacou o papel da Fundação na promoção da saúde, da educação e da assistência social. “A Fundação Padre Albino presta um serviço inestimável não apenas para Catanduva, mas para toda a região. Sua estrutura de atendimento, nos âmbitos hospitalar, educacional, assistencial e cultural, impacta diretamente a vida de milhares de pessoas. Essa homenagem é celebrar o sonho de um homem com a vontade inabalável de fazer o bem. Catanduva não seria o que é hoje sem as benfeitorias de Padre Albino”, afirmou a parlamentar, lembrando também seu apoio histórico à instituição por meio do envio de recursos e parcerias.

 

O presidente da Diretoria Executiva da Fundação Padre Albino, Reginaldo Lopes, agradeceu a homenagem e ressaltou o significado do reconhecimento às vésperas do centenário da entidade. "Na saúde, nossas unidades atendem dezenas de municípios, realizando milhares de consultas, exames e internações, elevando o nível de vida da população. Na educação, formamos jovens e profissionais, promovemos a pesquisa e o pensamento crítico. Na cultura, Padre Albino valorizou Catanduva ao incluir a Igreja Matriz no roteiro artístico do Estado, com as telas do mestre Benedito Calixto. Com isso, a Fundação não apenas enfrenta os desafios imediatos, mas contribui para a construção de uma sociedade mais justa, humana e solidária. A instituição que tenho a honra de representar não busca apenas crescer em tamanho, mas, sobretudo, em impacto social, em dignidade e em esperança. Expresso, em nome da Fundação Padre Albino e de todos os que, ao longo dos anos, colaboraram com a sua missão, o nosso mais sincero agradecimento", destacou Reginaldo.

 

O presidente do Conselho de Curadores, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, também expressou gratidão e emoção pela homenagem. “Em 2024, nossos hospitais atenderam aproximadamente 400 mil pacientes, entre consultas, exames, internações e tratamento, na área da Educação já formamos mais de 13 mil profissionais”, citando também o trabalho na área da assistência, com o Recanto Monsenhor Albino, a gestão do AME, o Padre Albino Saúde e o Colégio Catanduva.   “Receber o Colar de Honra ao Mérito Legislativo é um reconhecimento que compartilhamos com cada colaborador da Fundação Padre Albino. É um estímulo para continuar a caminhar. Que possamos juntos, Estado e sociedade, construir uma região cada vez mais humana, justa e desenvolvida, à altura da confiança que depositam em nós”, finalizou.

O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, saudou a deputada Beth Sahão e a direção da Fundação Padre Albino, pela parceria para levar saúde de qualidade para a população. “Estamos juntos tentando fazer a melhor política de saúde e Padre Albino é uma figura inspiradora para todos nós”.

Entre as unidades administradas pela Fundação estão o Hospital Padre Albino, o Hospital Emílio Carlos, o Hospital de Câncer de Catanduva (HCC), o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), a Unifipa, o Colégio Catanduva, o Centro Cultural e Histórico Padre Albino, o Padre Albino Saúde e o Recanto Monsenhor Albino, que formam uma rede de atendimento em saúde e formação educacional de referência para Catanduva e outras 18 cidades da região.


Compartilhe: 

...