Fundação Padre Albino Centro Universitário Padre Albino Biomedicina

Biomedicina da UNIFIPA é vice-campeã nacional do Prêmio Inovativos 2025 da FGV

 Luiz Felicio Chaves     17/10/2025

Entre 250 instituições participantes, o curso de Biomedicina do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA foi reconhecido nacionalmente ao conquistar o 2º lugar no Prêmio Inovativos 2025, promovido pela Fundação Getulio Vargas/FGV. A premiação, realizada em São Paulo, destacou projetos que se sobressaíram pela implementação de práticas inovadoras e eficazes nas áreas de educação, gestão e desenvolvimento institucional.

A UNIFIPA foi representada pelo coordenador do curso de Biomedicina, Prof. Dr. Daniel Henrique Gonçalves, e pela Profa. Ma. Giovana Spina, que receberam o troféu pelo projeto “OSCE (Objective Structured Clinical Examination) em Biomedicina UNIFIPA: A prática inovadora na formação profissional com pacientes digitais”, classificado na categoria Educação do Estudo.

O projeto premiado apresentou a aplicação da metodologia OSCE em um ambiente digital de alta simulação, por meio da plataforma Paciente 360. A ferramenta possibilita que os alunos sejam avaliados em situações clínicas realistas, em um espaço controlado e seguro, contribuindo para o desenvolvimento de competências práticas essenciais à atuação profissional.

Segundo o Prof. Daniel, o diferencial está na integração de duas metodologias já utilizadas pela instituição: “O projeto uniu o OSCE, prova prática estruturada às estações ao Paciente 360, plataforma que simula atendimentos clínicos e práticas laboratoriais. Isso amplia as possibilidades de aprendizado e permite avaliar a competência clínica, as habilidades práticas e a capacidade de tomada de decisão dos estudantes em situações que reproduzem o ambiente profissional real".

O coordenador destacou ainda que a conquista reflete o compromisso da UNIFIPA com a formação de profissionais capacitados para o mercado de saúde em constante transformação. O uso de tecnologias avançadas em processos avaliativos, segundo ele, garante eficiência, sustentabilidade e alinhamento às tendências de inovação no ensino superior, aspectos que foram determinantes para o reconhecimento da FGV.

A vice-reitora da UNIFIPA, Cristiane Procópio de Oliveira, enalteceu o trabalho realizado pelo curso de Biomedicina e destacou a importância do reconhecimento nacional. “O Prêmio Inovativos FGV 2025 reafirma o nosso curso de Biomedicina como referência em práticas educacionais inovadoras, o que reflete no investimento institucional em tecnologia, pesquisa e excelência acadêmica”, afirmou Cristiane.

 


Compartilhe: 

...