Fundação Padre Albino Recanto Monsenhor Albino
Alan Gazola 01/09/2025
Evento discute desafios das instituições para idosos no Brasil.
O Recanto Monsenhor Albino, mantido pela Fundação Padre Albino, participou da 3ª edição do ILPI+Expo+Fórum (IEF 2025), realizada entre os dias 29 e 30 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento é considerado um dos principais espaços de debate e troca de experiências sobre as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no Brasil.
Representaram o Recanto a nutricionista Mayara Danieli de Oliveira, a gerente administrativa Silvia Moreno e a diretora de Saúde e Assistência Social da Fundação Padre Albino, Renata Rocha Bugatti, que participaram das discussões e palestras sobre os desafios e as novas perspectivas para o setor.
O Fórum reuniu gestores, profissionais de diferentes áreas, órgãos de vigilância, entidades e empresas fornecedoras de serviços e produtos, com o objetivo de fortalecer o cuidado de longa duração e propor avanços na qualidade da assistência oferecida às pessoas idosas. Na programação temas como a acessibilidade e inclusão, aspectos jurídicos e de gestão, além de questões de saúde, como nutrição, reabilitação, cuidados bucais, estimulação cognitiva, doenças infecciosas, imunização e cuidados paliativos.
Para a nutricionista Mayara Danieli, a experiência foi enriquecedora. “A participação no evento serviu como importante espaço para ampliar a rede de contatos, fornecedores e parcerias, a fim de fortalecer a visão sobre o futuro dos cuidados para pessoas idosas institucionalizadas do Recanto”.
A gerente administrativa Silvia Moreno destacou o aprendizado adquirido. “Pudemos avaliar e buscar ideias novas para compartilhar e replicar para toda a equipe multi os conhecimentos adquiridos, sejam eles inovações a serem seguidas ou diretrizes que já são seguidas na Instituição e que podemos melhorar ainda mais.”
Para a gerente do Recanto, “a representatividade multidisciplinar permite que a instituição esteja alinhada às melhores práticas do setor, promovendo a integração entre saúde, nutrição e administração, pilares essenciais para garantir atendimento humanizado, seguro e de qualidade”, garantiu Silvia Moreno.
Foto/Divulgação
A FUNDAÇÃO
UNIDADES