Fundação Padre Albino Ambulatório Médico de Especialidades
Alan Gazola 01/09/2025
Reuniões buscam soluções para reduzir faltas em consultas e melhorar atendimento de saúde na unidade.
Os municípios de Santa Adélia, Ariranha e Catiguá receberam, no final de agosto, visita da equipe de apoio matricial do AME Catanduva. O encontro reuniu médicos, enfermeiros, diretores de saúde e profissionais da atenção básica para discutir problemas quanto as faltas em consultas e os encaminhamentos incorretos para o atendimento especializado.
Ao todo participaram 42 profissionais dos três municípios. Durante as reuniões foram apresentados dados que mostram como o absenteísmo — quando o paciente não comparece à consulta agendada — prejudica a organização das agendas e acaba atrasando o atendimento de quem realmente precisa.
“Nosso objetivo é melhorar a comunicação entre as equipes e garantir que os encaminhamentos sejam feitos da forma correta. Assim, conseguimos evitar atrasos e oferecer atendimento mais rápido e eficiente para a população”, explicou o gerente médico do AME, Dr. Rogério Lima Duarte.
Além do absenteísmo também foram discutidos outros pontos importantes, como a necessidade de orientar melhor os pacientes e de reforçar o compromisso de todos os profissionais envolvidos no processo de cuidado.
A enfermeira Tatiani Marcondes e a auxiliar administrativa Mariana Batista, do matriciamento, acompanharam o encontro, que deixou clara a importância do trabalho conjunto entre os municípios. “Com a união das equipes e o esforço para reduzir as faltas, a expectativa é que a população de toda a região tenha acesso ao serviço de saúde mais organizado, ágil e de qualidade”, destacaram.
Fotos/Divulgação
A FUNDAÇÃO
UNIDADES