Fundação Padre Albino Hospital Emílio Carlos
Beatriz Menzani Correa 06/08/2025
Na última segunda-feira, 4 de agosto, os corredores do Hospital Emílio Carlos se encheram de afeto com a visita da cachorrinha Pérola, uma shih-tzu que integra o projeto de Terapia Assistida por Animais (TAA). A ação faz parte da Cãoterapia, iniciativa que busca levar conforto emocional e bem-estar aos pacientes internados, promovendo momentos de leveza em meio à rotina hospitalar.
Implantado no final de 2021, o projeto de TAA consiste em inserir animais no contexto terapêutico como aliados na recuperação da saúde. Com acompanhamento de profissionais da saúde e seguindo rigorosos protocolos de segurança e controle de infecção, a prática tem como objetivo auxiliar no bem-estar físico e emocional dos pacientes, aliviando dores e reduzindo a ansiedade.
As visitas da Cãoterapia são organizadas pelo Comitê Amigo do Idoso do Hospital Emílio Carlos, pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da Fundação Padre Albino. A ação reforça o compromisso da instituição com o cuidado humanizado e com práticas que promovem a saúde de forma integral.
A iniciativa seguirá ocorrendo de forma periódica, sempre com o acompanhamento profissional e em ambientes controlados, garantindo a segurança dos pacientes e o sucesso da terapia.
A FUNDAÇÃO
UNIDADES