Fundação Padre Albino Colégio Catanduva
Alan Gazola 15/05/2025
Futuros profissionais receberam informações para a prática de estágio dentro dos hospitais da FPA.
Os 131 alunos do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Catanduva participaram, no campus sede da Unifipa, de palestra sobre "Ética e Postura Profissional", realizada com o objetivo de prepará-los para os desafios do estágio prático, iniciado no dia 13 de maio nos hospitais da Fundação Padre Albino. A atividade abordou três pilares fundamentais para formação dos futuros técnicos em enfermagem: Anotações de Enfermagem; Uso consciente de equipamentos eletrônicos e celulares no ambiente hospitalar e Diversidade.
O advogado da FPA, Márcio Zerbinatti, falou sobre os riscos e responsabilidades relacionados ao uso de celulares em ambientes hospitalares. Ele alertou que a utilização inadequada desses dispositivos pode comprometer seriamente a segurança do paciente e a imagem do profissional de saúde. “O uso do celular deve ser restrito aos momentos permitidos e em locais adequados, evitando distrações. Tirar fotos de prontuários, pacientes ou ambientes internos, bem como o uso de redes sociais durante o expediente, são práticas que podem gerar advertências, suspensões e até demissão por justa causa, além de ferir princípios éticos e legais, conforme nosso Manual de Regimento Interno”, explicou o advogado.
A palestra também teve a participação de Deniz Simiel, coordenador de Treinamento e Desenvolvimento, que tratou da importância da Diversidade no ambiente hospitalar. Ele destacou que o profissional de enfermagem deve manter postura ética, empática e respeitosa, independentemente da origem, identidade ou condição do paciente. “Responsabilidade, empatia, respeito e compromisso com a assistência são atitudes essenciais. A diversidade precisa ser compreendida como riqueza e não como obstáculo”, afirmou.
A coordenadora do curso Técnico em Enfermagem, Ludimila Ferreira da Cruz, abordou as anotações em prontuários, destacando sua relevância para a comunicação entre a equipe e continuidade da assistência. “Registros precisos são essenciais para atendimento personalizado e consistente, além de serem respaldo legal importante. Investir nesse treinamento com os futuros profissionais é investir na excelência dos nossos serviços e no bem-estar dos nossos pacientes”, destacou Ludimila. Ela ainda enfatizou que os alunos devem seguir rigorosamente os protocolos e orientações técnicas dos hospitais da Fundação.
Durante a atividade também foram reforçadas condutas fundamentais, como uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs), além da pontualidade, organização e atenção aos detalhes, aspectos imprescindíveis ao atendimento seguro e de qualidade.
Para a diretora pedagógica do Colégio Catanduva, Fabiana Checconi, a atividade faz parte da formação ética e técnica do curso. “Mais do que preparar para o estágio, este momento representa o fortalecimento de valores que irão acompanhar os alunos por toda a carreira. Estamos comprometidos com a formação de profissionais conscientes, preparados e humanizados”, ressaltou.
Fotos/Divulgação
A FUNDAÇÃO
UNIDADES