Fundação Padre Albino Hospital Emílio Carlos Hospital Padre Albino

Fundação apresenta cases em Jornada da FEHOSP

 Mauro Assi     21/03/2025

A FEHOSP - Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo realiza de 26 a 28 próximo a Jornada de Sucesso, prévia do seu 34º Congresso que acontece em abril próximo, em Campinas.

No dia 26, das 14h30 às 15h, a nutricionista Gabriela de Freitas apresenta o case ‘Pacientes pediátricos são beneficiados por ação lúdica e humanizada do Serviço de Nutrição e Dietética’. O projeto, desenvolvido no Hospital Padre Albino, com o objetivo de garantir bem-estar e recuperação adequada das crianças internadas na Pediatria e UTQ/Unidade para Tratamento de Queimados, visou tornar a alimentação atrativa para esses pacientes.

Diversas estratégias foram implementadas, desde a apresentação de refeições coloridas e visualmente atraentes até a introdução de opções mais nutritivas. Além disso foram organizadas atividades lúdicas e educativas, envolvendo jogos interativos, nas quais as crianças aprenderam sobre a importância de escolhas alimentares saudáveis e como elas podem contribuir para a própria recuperação e bem-estar.

Amigo do idoso

O segundo case ‘Experiência Certificação Selo Instituição Amigo do Idoso – Nível Pleno’ será apresentado pela fisioterapeuta Keity Guim, coordenadora de Reabilitação da Fundação Padre Albino.

O Hospital Emílio Carlos recebeu a certificação do Selo Hospital Amigo do Idoso, o Selo Pleno, do programa “São Paulo Amigo do Idoso” em 2024. Ele é concedido a hospitais públicos, privados, filantrópicos ou fundacionais que se qualificam após auditoria nos níveis adesão, inicial, intermediário e pleno. O HEC já havia conquistado os Selos Adesão, Inicial e Intermediário. Desde então foram desenvolvidas ações para obtenção da certificação através do Comitê Gestor Amigo da Pessoa Idosa, criando no hospital projetos estratégicos e atividades que coloquem a pessoa idosa como personagem principal da atenção à saúde e assistência hospitalar de qualidade. A coordenadora da Área Técnica de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde, Cláudia Fló, disse que a certificação com Selo Pleno para o ‘Emílio Carlos’ é constatação do trabalho bem executado pelos profissionais. “Temos muito orgulho de ver que um hospital desse porte está preocupado em dar visibilidade à pessoa idosa e atender cada vez melhor essas pessoas. A principal conquista que o Selo traz é para os pacientes porque são mais bem atendidos e mostra para outras instituições que é possível melhorar”, ressaltou.

Da Jornada participam ainda a Fundação Amaral Carvalho; Complexo Hospitalar Santa Casa de Bragança Paulista; Santa Casa de Rio Claro; Casas André Luiz e Santa Casa de Chavantes.

O presidente da Fehosp, Edson Rogatti, sobre a realização da Jornada, disse que “os avanços na gestão de nossos hospitais agora terão ampla vitrine de exposição. Avanços significativos em temas variados que poderão servir de inspiração para que todos os hospitais do nosso ambiente possam avaliar e incorporar em suas práticas hospitalares”.


Compartilhe: 

...