Fundação Padre Albino Hospital Emílio Carlos
Alan Gazola 05/03/2025
Entre os dias 24 e 28 de fevereiro, o Hospital Emílio Carlos promoveu reciclagem dos profissionais da assistência sobre os protocolos institucionais de segurança do paciente. O objetivo foi reforçar a importância das 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente, fundamentais para a qualidade e segurança na assistência hospitalar.
As metas abordadas foram Identificação Correta dos Pacientes - Garantir que cada paciente seja corretamente identificado para evitar erros; Melhoria da Comunicação Efetiva - Assegurar que informações críticas sejam comunicadas de forma clara e segura; Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos - Minimizar riscos relacionados ao uso de medicamentos; Assegurar Cirurgias Seguras - Implementar protocolos para garantir que os procedimentos cirúrgicos sejam realizados no local correto, com o paciente correto e pelo profissional adequado; Redução do Risco de Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde - Implementar boas práticas para prevenção de infecções hospitalares; Redução do Risco de Danos ao Paciente por Quedas e Lesões por Pressão - Adotar medidas preventivas para minimizar riscos de quedas e lesões.
Meta 7
Além dessas metas, a atividade também divulgou a implementação da Meta 7 - Participação do Familiar e Pacientes na Assistência Prestada, instituída pelo hospital em conformidade com as diretrizes da RDC Nº 36, de 25 de julho de 2013. “Essa nova meta busca engajar familiares e pacientes no processo assistencial, promovendo a abordagem mais humanizada e segura”, explica Raquel Garcia, enfermeira da Segurança do Paciente, que ministrou o treinamento. Raquel destacou a importância da capacitação: "Essa iniciativa é fundamental para garantir que todos os profissionais estejam alinhados e comprometidos com as melhores práticas de segurança do paciente, nosso compromisso na assistência, garantindo atendimento mais eficaz para todos”.
Fotos/Divulgação
A FUNDAÇÃO
UNIDADES