Fundação Padre Albino Hospital Emílio Carlos
Alan Gazola 03/03/2025
No mês de fevereiro, a equipe de assistência do Hospital Emílio Carlos participou da reciclagem específica para correta identificação do paciente em atendimentos e procedimentos hospitalares. Coordenado pelo Núcleo de Segurança do Paciente, o treinamento envolveu profissionais de todos os setores do hospital e teve como foco a primeira das seis metas internacionais de segurança do paciente: a identificação correta.
“A identificação segura do paciente é medida fundamental para evitar erros durante o atendimento médico. Quando realizada de forma incorreta pode resultar em administração equivocada de medicamentos, exames realizados em pacientes errados ou mesmo procedimentos invasivos indevidos, colocando em risco a saúde e a vida dos pacientes”, alerta a enfermeira da Segurança do Paciente, Raquel Bueno de Campos Garcia.
Durante o treinamento foram reforçados os métodos de identificação utilizados no HEC, garantindo que todos os profissionais estejam alinhados às melhores práticas. “É fundamental garantir que os profissionais sigam os protocolos estabelecidos. Utilizar a pulseira branca e a placa à beira do leito para pacientes internados, além da etiqueta de identificação para pacientes ambulatoriais, são medidas essenciais para evitar erros e garantir a segurança de todos", destacou a enfermeira.
Foto/Divulgação
A FUNDAÇÃO
UNIDADES