Fundação Padre Albino Hospital Emílio Carlos

‘Emílio Carlos’ adquire equipamento para auxiliar diagnósticos

 Mauro Assi     14/11/2024

Nasofibroscópio agilizará atendimentos nos Ambulatórios de Otorrino e Oncologia

A Fundação Padre Albino adquiriu, com recursos próprios, para o Hospital Emílio Carlos, um nasofibroscópio para auxiliar os médicos no exame das vias áreas superiores, podendo identificar possíveis alterações e auxiliar no diagnóstico de algumas patologias, assim como na coleta para biópsias no momento da consulta no Ambulatório de Otorrinolaringologia e Oncologia.

Instrumento amplamente utilizado para visualização das vias aéreas superiores, incluindo nariz, faringe e laringe, o nasofibroscópio será de grande utilidade para a equipe médica no atendimento aos pacientes de Catanduva e dos 18 municípios da região.

“O nasofibroscópio permite visualização detalhada das estruturas das vias respiratórias, ajudando na realização de diagnósticos precisos de condições como sinusite, pólipos nasais, tumores e outras patologias”, informa Renato Okamoto, responsável pela engenharia clínica dos hospitais da Fundação. De acordo com ele, ainda, esse equipamento é menos invasivo em comparação com cirurgias tradicionais, diminuindo o risco e o tempo de recuperação associado.

Renato disse também que o equipamento oferece a possibilidade de avaliação, em tempo real, permitindo que o médico visualize rapidamente alterações anatômicas ou funcionais. “O nasofibroscópio pode ser utilizado em variedade de contextos, desde avaliações diagnósticas até procedimentos terapêuticos, como remoção de corpos estranhos e biópsias, com menor desconforto quando comparado a outras formas de endoscopia mais invasivas”, acrescenta.


Compartilhe: 

...