Fundação Padre Albino Hospital de Câncer de Catanduva Hospital Emílio Carlos Hospital Padre Albino

FPA realiza Simpósio de Reabilitação Física com foco no paciente oncológico

Beatriz Menzani Correa     11/10/2024

Nesta quinta-feira, 10 de outubro, a Fundação Padre Albino promoveu o IV Simpósio de Reabilitação Física na sala de espelhos da UNIFIPA (campus sede). O foco principal foi o paciente oncológico, com abordagem de temas cruciais para a recuperação e o cuidado integral dos pacientes em tratamento.

A programação teve quatro palestras de profissionais renomados na área de saúde. A psicóloga Loiane Letícia dos Santos, do Hospital de Base de Rio Preto, ministrou a palestra “Aspectos emocionais e acolhimento do paciente oncológico”, destacando a importância do apoio psicológico durante o tratamento. Em seguida, a fisioterapeuta Ana Laura Berigo Marques, coordenadora do Serviço de Fisioterapia do Hospital Estadual João Paulo II e AME Rio Preto, abordou a “Assistência fisioterapêutica em oncologia no contexto hospitalar multidisciplinar”, enfatizando o papel da fisioterapia na recuperação e no bem-estar dos pacientes.

"Odontologia em cuidados paliativos oncológicos" foi tema do cirurgião-dentista Deny Munari, do Hospital de Amor de Barretos, que discutiu a importância do cuidado odontológico para o conforto e qualidade de vida dos pacientes em cuidados paliativos. Finalizando o simpósio, a nutricionista Ana Maria Aiello, também do Hospital de Amor de Barretos e responsável pela unidade de cuidados paliativos, ministrou a palestra “Nutrição em cuidados paliativos oncológicos”, trazendo informações essenciais sobre a nutrição adequada para pacientes oncológicos em estado avançado da doença.

A coordenadora e uma das responsáveis junto com a equipe multidisciplinar pela organização do evento, Keity Emiliene Guim destacou o objetivo do simpósio: “Procuramos valorizar os profissionais da saúde pela sua contribuição essencial na recuperação dos pacientes, além de promover uma atualização sobre temas específicos e atuais, oferecendo um espaço para a troca de experiências e conhecimentos na área de oncologia”.