Fundação Padre Albino Colégio Catanduva

Aluna do Colégio Catanduva se destaca no xadrez

Luiz Felicio Chaves     22/07/2024

Interesse pelo esporte começou nas aulas oferecidas pela escola

Ana Letícia Miranda Lamanna, aluna do 7º ano do Colégio Catanduva, se destaca regionalmente no xadrez. A jovem enxadrista começou a praticar o esporte aos 7 anos, no 2º ano do Ensino Fundamental no próprio Colégio, sob orientação do Prof. Marcus Leandro Tambellini. A escola oferece aulas de xadrez para alunos do 1º ao 5º ano, ambiente onde Ana Letícia desenvolveu seu talento.

Atualmente, Ana Letícia faz parte do Clube de Xadrez de Catanduva (CXC) e compete na categoria Sub-14, representando a cidade em diversos torneios, como os Joguinhos da Juventude e os Jogos Regionais e Abertos. A estudante recebe o benefício Bolsa-Atleta, programa do Governo Federal gerido pelo Ministério do Esporte, que visa apoiar atletas de alto rendimento sem patrocínio. Utiliza o benefício para investir em seu futuro no esporte.

A atleta compete em duas ligas principais, a Liga do Enxadrista, nas categorias sub-12 e sub-14, com aproximadamente 20 etapas anuais mais uma final, e na Superliga de Xadrez, sem limite de idade ou gênero específico, com cerca de 10 etapas anuais e uma final. Este ano, caso Ana Letícia fique em primeiro ou segundo lugar nos próximos Jogos Regionais da 6ª Região, neste mês de julho, conquistará vaga para os Jogos Abertos, previstos para setembro.

Segundo Ana Letícia, sua motivação para o xadrez vem do desafio intelectual que o esporte proporciona. Ela afirmou que o xadrez melhorou significativamente seu desempenho escolar, aumentando sua concentração e raciocínio, e a faz se sentir mais segura e focada nos estudos. Para ela, um dos momentos mais marcantes da carreira foi a vitória em seu primeiro torneio realizado no SESC de São José do Rio Preto, onde venceu uma competidora mais experiente na final.

Ana Letícia destaca que o xadrez lhe ensinou importantes lições sobre ganhar e perder, elementos fundamentais do jogo. Para os iniciantes no xadrez, a jovem atleta aconselha a perseverança e o treino contínuo, ressaltando a importância de não desistir.

De acordo com a psicóloga escolar do Colégio Catanduva, Francislaine Albino, a prática do xadrez desenvolve habilidades, como disciplina, respeito ao oponente, memória, concentração, planejamento e tomada de decisões, além de lidar com sentimentos, como autoconfiança, dedicação, persistência e frustração. "Tais habilidades refletem no rendimento escolar e contribuem para o desenvolvimento intelectual e emocional dos estudantes", conclui.