Hospital Emílio Carlos Hospital Padre Albino

Certificações do Programa 5S são entregues no HEC e HPA

Alan Gazola     12/07/2024

Objetivo é atingir 100% de todas as unidades da Fundação Padre Albino.

No início de julho, os setores dos hospitais da Fundação Padre Albino foram contemplados com a certificação do Programa 5S. A equipe de auditores, treinada pelo Escritório de Melhoria de Processos, visitou e auditou as práticas implementadas nos locais de trabalho, premiando aqueles que atingiram pontuação acima de 90% no checklist de prioridades apresentadas pelo programa.

O 5S é metodologia originada no Japão que visa melhorar a organização, limpeza e eficiência nos ambientes de trabalho. Seu nome é derivado de cinco palavras japonesas que em português significam: utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina. A aplicação desses princípios resulta em ambiente mais seguro, produtivo e agradável, além de promover a conscientização e a responsabilidade entre os colaboradores.

Os locais que receberam a certificação destacaram-se pela capacidade de manter os ambientes organizados, limpos e eficientes, seguindo rigorosamente os princípios do 5S. “Estamos completando um ano de implantação do Programa 5S. É gratificante ver a evolução que obtivemos com os treinamentos e com a implantação de planos de ação nos setores”, comemora o coordenador Luís Otávio Ocamoto, ressaltando que “o sucesso da iniciativa é evidenciado pela alta pontuação nas auditorias, refletindo o empenho e a dedicação das equipes dos hospitais”.

As visitas ainda estão ocorrendo, devendo englobar 100% dos setores dos hospitais e também das outras unidades da Fundação Padre Albino. “Este reconhecimento é incentivo para que todos continuem a aprimorar suas práticas e busquem sempre a excelência no atendimento e na gestão das nossas unidades”, finalizou Ocamoto.

Fotos/Divulgação