Hospital Emílio Carlos

Profissionais do HEC participam de treinamento sobre cateterismo vesical

Alan Gazola     11/07/2024

Durante o mês de junho, a equipe de Enfermagem do Hospital Emílio Carlos participou de treinamento sobre cateterismo vesical de alívio e demora, oferecido pelas enfermeiras Erika Fachim Esteves e Rosana Marcelino Braz. A atividade envolveu atualizações sobre prevenção de infecção do trato urinário e as séries de cuidados para o manejo da sondagem vesical em pacientes e a manutenção do dispositivo.

Segundo Erika, que é do Núcleo de Educação Permanente do HEC, a técnica é procedimento estéril que consiste na introdução de cateter até a bexiga para realizar a drenagem de urina. É popularmente conhecido como sondagem vesical e possui dois tipos: a vesical de alívio, quando o cateter é retirado logo após o procedimento, e a de demora, quando é necessário a manutenção de cateter uretral na bexiga por um período de tempo maior”, explicou.

O treinamento integra ações de capacitação contínua realizadas nas unidades hospitalares da Fundação Padre Albino. “A enfermagem desempenha papel de extrema importância no controle de processos infecciosos relacionados à assistência à saúde (IRAS), uma vez que atua diretamente no manejo desses dispositivos, bem como nos seus cuidados e manutenção. Para o paciente, isso proporciona segurança no processo de cuidado e prevenção de infecções”, ressaltou Rosana Marcelino, que é enfermeira do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares.

Fotos/Divulgação.