Centro Universitário Padre Albino Pedagogia

Pedagogia Unifipa realiza III Jornada Pedagógica Inovadora

Luiz Felicio Chaves     22/05/2024

No período de 13 a 16 de maio, o curso de Pedagogia da Unifipa promoveu a III Jornada Pedagógica Inovadora abordando temas essenciais sobre a formação, o papel e o perfil do pedagogo na sociedade contemporânea, destacando as diversas possibilidades de atuação profissional. A jornada também integrou atividades culturais que conectaram educação e arte, elementos considerados fundamentais na formação dos futuros pedagogos.

A coordenadora do curso, Profa. Dra. Maria Silvia Azarite Salomão, abriu a Jornada e na sequência houve apresentação teatral baseada no texto "Um Apólogo", de Machado de Assis, encenada por alunas do 3º ano. Encerrando a noite, a palestra "Literatura e Leitura em Diálogo com o Mundo Acadêmico", ministrada pela Profa. Fabiana Fonseca Paleta.

No dia 14 os participantes assistiram ao filme "Estrelas Além do Tempo", que retrata a história real de empoderamento feminino de mulheres negras que trabalharam na NASA. Após o filme, o aluno do 1º ano Matheus Garcia fez a mediação com os demais participantes, ressaltando os aspectos principais abordados no filme, como questões de gênero, classe e raça, com destaque para as implicações desses aspectos na sociedade, bem como as possibilidades de atuação para a transformação dessa realidade.

No dia 15, a Profa. Dra. Edneia Virgínia Pinheiro ministrou a palestra "A Profissão do Pedagogo: Possibilidades de Atuação para Além da Sala de Aula", abordando as diversas áreas de atuação dos pedagogos. O último dia da jornada foi marcado por atividades culturais, incluindo a apresentação musical "Zumbido Afropercussivo", promovido pelo grupo Samba Reggae, no SESC de Catanduva.

“A Jornada Pedagógica contou com participação expressiva de estudantes e docentes do curso, possibilitando aos participantes, para além das questões específicas da área profissional do pedagogo, vivências e experiências dentro de abordagem cultural ampla e inclusiva”, disse a Profa. Dra. Maria Silvia.

A organização da jornada foi conduzida pela coordenadora e pelas docentes Profa. Me. Lidiane Augusta Ferrari Botteon, Profa. Esp. Gládis Aparecida Andaló dos Santos e Profa. Me. Fabiana Fiorim Checconi.