Fundação vai aplicar Avaliação 360º em julho

Mauro Assi     22/05/2024

A Fundação Padre Albino, na busca de melhoria contínua, vai aplicar no mês de julho próximo a avaliação 360 graus em líderes de equipes, supervisores e coordenadores.

A avaliação 360 graus é um dos métodos utilizados para qualificar o desempenho das lideranças. Como o próprio nome sugere, consiste na avaliação de todas as pessoas envolvidas no processo - gestor, equipe e clientes internos. Com isso, o avaliado tem apontamentos importantes que deverão se traduzir em mudanças comportamentais e de gestão melhorando os resultados.

Deniz Simiel, coordenador do Comitê de Cultura da Fundação, ressalta que “sendo análise multilateral é possível avaliar, além do desempenho objetivo, as competências comportamentais e habilidades interpessoais”. Ele explica que em ambiente sigiloso, o avaliador recebe questionário com 15 alternativas com as quais se obterá retrato do gestor permitindo-lhe se conhecer melhor e assim estabelecer junto com a instituição plano de desenvolvimento no que foi apontando como área de melhoria. “Um mesmo colaborador é avaliado pelos pares de trabalho; superiores imediatos; subordinados e clientes internos”, acrescenta.

Com essa avaliação, considera Deniz, a Fundação Padre Albino terá “lideranças mais afinadas com a cultura e estratégia organizacional, garantindo seu sucesso no curto e longo prazo”.

Por ser processo periódico, a avaliação 360 graus permite análise geral das qualificações do gestor mostrando quais mudanças são necessárias.