Fundação Padre Albino Hospital Padre Albino

HPA investe em treinamento para equipe de Fisioterapia

Beatriz Menzani Correa     23/04/2024

O Hospital Padre Albino realizou nos dias 17 e 19 de abril um treinamento interno para sua equipe de fisioterapia com foco na Avaliação de Força Muscular Respiratória e Treinamento Muscular Inspiratório. O evento faz parte do cronograma anual de treinamentos elaborado pela coordenação do Serviço de Fisioterapia.

O objetivo do treinamento é aprimorar as habilidades e competências da equipe de fisioterapia de forma contínua. "A musculatura respiratória dos pacientes é frequentemente comprometida em casos de internações prolongadas, especialmente quando há ventilação mecânica e restrição ao leito. Por isso, a avaliação da força dos músculos envolvidos na respiração é essencial para determinar a performance ventilatória e auxiliar no planejamento terapêutico que o paciente recebe", explicou Izabela Cristina Martins, coordenadora do Serviço de Fisioterapia.

Nos treinamentos os profissionais aprenderam sobre estratégias de recondicionamento da musculatura respiratória, como o Treinamento Muscular Inspiratório. Esta técnica que visa fortalecer a musculatura respiratória, melhorar as capacidades pulmonares, aumentando a tolerância ao exercício e facilitando o processo de desmame ventilatório.

Para Izabela, “a capacitação contínua garante que os profissionais estejam preparados para oferecer cuidados de excelência aos pacientes, promovendo resultados positivos em seus tratamentos e reabilitações”.