Recanto Monsenhor Albino

Recanto Monsenhor Albino une socialização e atividade física com oficina de pizzas

Alan Gazola     17/04/2024

Projeto promove estimulação cognitiva e afetiva por meio da culinária.

Quem não gosta de partilhar com os familiares e amigos uma receita feita com muito carinho ou aquela pizza bem recheada? Foi o que aconteceu na manhã desta terça-feira (16 abril) no Recanto Monsenhor Albino quando os institucionalizados foram ao refeitório para a deliciosa oficina de montagem de pizzas que depois foram degustadas por todos.

Doadas por colaboradora da entidade, as massas foram preparadas com o auxílio da nutricionista Mayara Danieli de Oliveira e da educadora física Marina Rabay Fernandes. A nutricionista explica que o recheio foi pré-preparado e que cada envolvido montou sua pizza do sabor preferido. “A montagem foi de acordo com o pedido deles, com direito a frango, calabresa, presunto ou muçarela.”

A oficina serviu para que as pessoas idosas também desenvolvam coordenação motora, como explica a educadora física Marina. “Valorizamos a socialização e o trabalho em equipe, mas também incentivamos qualquer forma de atividade física. Além deles saírem da rotina ociosa puderam desenvolver movimentos que trabalham os membros superiores, como ombros, braços e mãos”.

Constante atividades que valorizam a capacitação cognitiva e efetiva são desenvolvidas com os institucionalizados do Recanto, seja nos âmbitos físicos, culturais e até mesmo culinário. “A culinária, certamente, é uma maneira de reviver memórias e tradições e eles têm a oportunidade de compartilhar histórias de suas vidas, enriquecendo sua identidade e autoestima”, disse Mayara.

Fotos: Divulgação.