Fundação inicia campanha contra o assédio a profissionais da saúde

Marcella Milani     13/09/2023

A Fundação Padre Albino iniciou no dia 1º de setembro a campanha “ Profissionais da Saúde Merecem Respeito” com o objetivo de conscientizar e se posicionar contra o assédio aos profissionais da saúde. A iniciativa é do setor de Recursos Humanos que afirma que “quando eles são agredidos, a saúde adoece”.

A campanha teve início no Hospital Emílio Carlos reunindo colaboradores e acompanhantes de pacientes para explicar os tipos de violência verbal, violência física, violência psicológica e os impactos na vida de quem comete e de quem sofre o ato de agressão.

“A campanha visa informar que agressões, ofensas e demais formas de violência configuram crimes previstos no Código Penal e que as medidas legais cabíveis serão tomadas para garantir que os colaboradores sejam tratados com respeito por todos os que utilizam os serviços de saúde”, ressalta a gerente de RH, Tatiane Kratuti Devitto. “Ofender, agredir, ameaçar e humilhar é crime”, conclui.

De acordo com o Departamento Jurídico da Fundação, desacato, importunação sexual, ameaça, constrangimento ilegal e lesão corporal estão previstos no Código Penal e são passíveis de penas que variam de multa a detenção de 3 meses a um ano.

A Campanha contra o assédio aos profissionais da saúde é promovida pelos setores de Recursos Humanos, Jurídico, Comunicação e Marketing, Enfermagem e Núcleo de Educação Permanente (NEP). A conscientização está sendo feita pela coordenadora de enfermagem, Ana Laura Ribeiro Flores, pelo analista de Treinamento e Desenvolvimento Pleno, Deniz Simiel, e pela enfermeira coordenadora do NEP, Érika Fachim Esteves.