Núcleo da Qualidade dos hospitais da FPA realiza webconferência sobre 5S

Alan Gazola     13/07/2023

Metodologia de otimização de resultados internos envolve todos os colaboradores. (Foto: Reprodução Google Meet)

Visando aperfeiçoar os processos internos, os colaboradores dos hospitais da Fundação Padre Albino participaram, no último dia 10 de julho, da 1ª Webconferência da Qualidade, cujo tema foi o Programa 5S - método de gestão de qualidade desenvolvido no Japão que visa aperfeiçoar fluxos de trabalho.

O nome 5S vem de cinco palavras japonesas que começam com S: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketso e Shitsuke, que significam utilização, ordem, limpeza, padronização e disciplina, respectivamente. Conduzidas pela gerente Adriani Izabel de Souza Moraes e pelo analista de processos Luís Otávio Ferreira Ocamoto, do Núcleo da Qualidade da Fundação, as apresentações tiveram o objetivo de ensinar sobre como agir em relação aos processos organizacionais. “Essa ferramenta deve permear todos os setores e é focada na organização e melhoria de processos, auxiliando para redução de custos, otimização dos recursos existentes, melhoria da qualidade dos serviços, motivação dos colaboradores e segurança no trabalho, visando a conquista da qualidade total”, frisa Adriani.

Reunindo cerca de 70 lideranças dos diversos setores dos hospitais, durante o encontro foi apresentada a origem da metodologia, qual o significado de cada SENSO e, através de imagens, as melhorias já realizadas na instituição. “Realizamos um quiz em real time com algumas perguntas sobre o material apresentado, analisando o grau de aprendizado dos colaboradores após as informações fornecidas”, acrescentou Luís Ocamoto, informando que este foi o primeiro tema difundido e que outras atividades vão acontecer. “Quanto mais setores adotarem o hábito 5S, mais facilmente será difundido. Juntamente a TI estamos desenvolvendo uma plataforma na qual serão disponibilizados a todos os colaboradores os conteúdos abordados nas webconferências”.