Fundação Padre Albino Hospital Emílio Carlos

Fundação Padre Albino reativa Ala Marfim no Hospital Emílio Carlos

Marcella Milani     04/08/2022

Inaugurada em setembro de 2018, a Ala Marfim de internação do Hospital Emílio Carlos, voltada para atendimentos particulares e prioritariamente usuários do PAS (Padre Albino Saúde), trouxe novo padrão de ambiência hospitalar para o Noroeste Paulista.

Em 2020, com a pandemia do novo Coronavírus, a ala foi totalmente adaptada para atender os casos de Covid-19 de Catanduva e de 18 municípios da região, conforme plano de contingência estabelecido pela Fundação Padre Albino, seguindo normas de segurança da ANVISA e Ministério da Saúde.

A ala, exclusiva para atendimento de casos de Covid-19 até fevereiro deste ano, após nova reestruturação, pintura e higienização, seguindo protocolos de segurança conforme recomendação da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), nesta quinta-feira, 04 de agosto, retornou o atendimento normal de internação.

A Fundação manterá a URA (Unidade para Respiratórios Agudos), no Hospital Emílio Carlos, ao lado da ala Marfim, para atendimento de casos respiratórios de beneficiários do PAS, com recepções distintas - uma recepção para Ala Marfim e uma recepção para a URA - garantindo a segurança de todos os usuários.

A Ala possui ambiência moderna, equipamentos e mobília novos, médicos e equipe de enfermagem qualificados. A estrutura tecnológica se assemelha aos grandes hospitais particulares de excelência do Brasil, contando com 24 leitos, destes 21 de enfermaria, dois leitos semi-intensivos e um de isolamento com pressão negativa, além de Posto de Enfermagem, Sala de Prescrição Médica, sanitários, recepção térrea e sala de espera com conforto para maior comodidade dos acompanhantes, entre outras. Os apartamentos da Ala Marfim são compostos por dois leitos, sanitário, armários, TV a cabo, frigobar, climatização e telefone. Oito apartamentos possuem varanda com área social e vista externa para o complexo do Hospital Emílio Carlos, além de dois quartos com leitos individuais.