Hospital Emílio Carlos

Junho Violeta contra a violência ao idoso

 23/06/2022

Entre 13 e 17 de junho, o Hospital Emílio Carlos/HEC promoveu exposição no saguão principal dos ambulatórios sobre o 'Junho Violeta' de conscientização contra a violência ao idoso. Em mural foram expostos os tipos mais comuns de violência sofrida pela pessoa idosa e promovida palestra, no dia 15, sobre formas de denúncia anônima e abordagem sobre o idadismo, que é o preconceito relacionado à idade.

 

A ação contempla uma das ações do Comitê Hospital Amigo do Idoso do HEC, que visa disseminar o entendimento da violência como violação aos direitos humanos. A área Técnica de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa em Situação de Violência instituiu em 2015 a linha de cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa em Situação de Violência estabelecendo diretrizes e fluxos para identificar a origem e a causa da violência contra essa população, além de orientar profissionais de saúde sobre a assistência a essa população.

 

O 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Rede Internacional de Prevenção de Abuso contra Idosos (INPEA). A violência é qualquer ato, único ou repetitivo, que cause danos ou incômodo à pessoa idosa.


Compartilhe: 

...