Centro Universitário Padre Albino Farmácia

Farmácia Unifipa promove ação de conscientização para doação de sangue

 Luiz Felicio Chaves     15/06/2022

Junho é considerado o mês de conscientização para a doação de sangue e no último dia 14 foi comemorado o dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, foi criada a campanha Junho Vermelho para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador.

Para comemorar a data, a Liga de Assistência Farmacêutica e Saúde Pública do curso de Farmácia do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa promove a semana “Você é o tipo certo de alguém” para divulgar, promover, conscientizar e incentivar a doação de sangue e convida os alunos de todos os cursos da Unifipa, familiares, estudantes, professores, funcionários e população para participar, pedindo o seu compartilhamento através das redes sociais para incentivar a doação de sangue e sua importância.

A doação será feita de 20 a 25 de junho, no Hemonúcleo de Catanduva, na Rua 13 de maio, centro, das 7h às 13h. O doador deverá citar que está participando da semana e o aluno da Unifipa que doar poderá adquirir horas complementares através da apresentação de comprovante, entregue após a doação.

 

Requisitos básicos para doação de sangue

Ter mais de 50kg e idade entre 18 e 69 anos (menores devem vir acompanhados dos pais ou responsável legal e acima de 60 anos devem ter realizado a primeira doação antes dos 60 anos).

Estar em boas condições de saúde (sem gripe, diarreia ou alergias e sem feridas ou machucados no corpo ou na boca)

Fazer repouso de no mínimo 6 horas na noite anterior à doação.

O doador não deve estar em jejum, consumir refeições leves e não gordurosas nas últimas 4 horas antes da doação e não consumir bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação.

Vacinas da gripe, aguardar 2 dias para doação.

Vacinas da Covid o prazo máximo é de 7 dias (depende da marca da vacina)

Quem teve Covid pode doar depois de 10 dias de melhora dos sintomas.

Quem teve dengue clássica pode doar depois de 30 dias de melhora dos sintomas; para dengue hemorrágica deve-se aguardar 6 meses.

Diabetes, se não for dependente de insulina, pode doar.

Hipertensos podem doar, mas deve verificar o medicamento que faz uso para controle.


Compartilhe: 

...